FRASE DO ANO...

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CUMPLICIDADE

Ah!
Não irás comigo no caminho,
se não andares com cuidado...

O caminho é longo, estreitinho,
de destino incerto, complicado.

Não serás companhia,
Se não me estenderes a mão,
quando me sentir cansado...

E nem serás também,
Se ao cansares, porém,
Não procurares meu asilo,
Naquilo que precisares...

Não me entenderás,
se não colocares o coração,
no mesmo compasso e jeito,
do que me bate no peito.

Não me enxergarás,
Se não mirares teus olhos,
Na direção do meu olhar,
E se ao olhares nos meus olhos
Neles, nem mesmo a ti, enxergar...

Não me sentirás ao teu lado,
Se num gesto de caridade,
Não entenderes os meus desvios,
E numa perfeita cumplicidade
Tal qual nas cumplicidades dos rios
Percorrendo os sulcos dos vales,
Olhar-me como um ser, não perfeito,
Desfeito as vezes, e em outras, refeito.

Só assim, poderás me abrir,
E em mim, invadir a privacidade
Só assim poderás suprir
As minhas e as tuas necessidades...

Só assim poderás me achar,
Para que, eu, enfim,
Possa te amar...

Donato César Pierini
Publicado no Recanto das Letras em 02/03/2007
Código do texto: T398800

Nenhum comentário:

Postar um comentário